Avançar para o conteúdo principal

Esoterismo - conceito

Esoterismo é um termo que designa um corpo de conhecimentos teológicos, filosóficos, religiosos e teosóficos.

As doutrinas esotéricas, de um modo geral, defendem um conhecimento apenas acessível a um conjunto de pessoas iniciadas num certo pensamento religioso ou magico, e que se encontram por isso preparadas para aceder e lidar com certas leis, fenómenos e princípios espirituais, religiosos, filosóficos e místicos.

O termo «eso» , ( por oposição ao termo «exo»), é um elemento de formação das palavras de origem grega, (éso), que exprime o conceito de «no interior», «por dentro».

O termo Esoterismo, etimologicamente advêm do grego «esóteros» , que significa «da maior intimidade» ou «secreto».

Trata-se de uma doutrina secreta, ( doutrina neste caso, é um conjunto de princípios e crenças em que se baseia uma religião ou um sistema religioso), apenas transmitida a discípulos estudiosos e iniciados nesse mesma doutrina.

O saber esotérico, é por isso o saber de uma doutrina, que apenas é apenas transmitido aos próprios que estudam esse conhecimento oculto, escondido e misterioso.

Religião é um conjunto de crenças, conhecimentos e saber que pretende explicar e relacionar-se com o mundo espiritual. Uma doutrina, é um conjunto de princípios e crenças que constitui uma religião. E o esoterismo, é o conhecimento secreto, oculto e iniciático presente num determinado sistema religioso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamentos - Carl Gustav Jung

"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro." "Que insensato eu fui! Como me esforcei para forçar todas as coisas a harmonizarem-se com o que eu pensava que devia ser..." "Quem olha fora, sonha. Quem olha dentro, desperta." "Existem bilhões de pessoas no planeta e muitos tipos de personalidades diferentes algumas são introvertidas outras extrovertidas algumas se guiam pela lógica e outras pelos sentimentos. Em um mundo com tanta diversidade como aprendemos a lidar com os aqueles que são diferentes ? E como aprendemos a entender e aceitar quem nós somos ?" Carl Gustav Jung

Curar a ferida em primeiro lugar - Bel Cesar

"Quando somos atingidos por uma flecha, não devemos perder tempo buscando saber quem e por que nos feriu. Mas, sim, arrancar a flecha fora e cuidar, o quanto antes, da ferida. Este é o modo budista de lidar com os problemas: focamos a cura ao invés de cultivar a indignação que gera ainda mais dor. Em vez de responder aos inúmeros porquês, focamo-nos em lidar com a situação de modo a assumir o autocontrole diante de nossos problemas. Afinal, quando não podemos mudar uma situação externa, ainda assim, podemos transformar o nosso modo de encará-la."