Avançar para o conteúdo principal

A Origem do Tarot


"Segundo a Tradição, quando os sacerdotes egípcios, herdeiros da Sabedoria Atlântida, eram ainda guardiões dos Mistérios Sagrados, o Grande Hierofante, prevendo uma época de decaimento espiritual da humanidade e a perseguição ao ensinamento sagrado, convocou ao templo todos os sábios sacerdotes do Egipto para que, juntos, pudessem achar um meio de preservar da destruição os ensinamentos iniciáticos, permitindo, assim, o seu uso às gerações de um futuro distante.

Muitas sugestões foram apresentadas, mas o mais sábio entre os presentes disse que, devido ao declínio moral da humanidade, o vício ia prevalecer por toda parte e sugeriu então que as Verdades Eternas fossem conservadas e perpetuadas através do vício, até à época em que, novamente poderiam ser ensinadas.

Assim foi feito e o grandioso sistema simbólico da Sabedoria Esotérica - o TAROT - foi dado à humanidade sob a forma de um baralho de 78 lâminas, que desde milhares de anos servem para satisfazer a curiosidade humana a respeito do seu futuro ou para distrair-se e passar o tempo, jogando.
Nessas 78 lâminas - 22 que são os "ARCANOS MAIORES" e 56 que são os "ARCANOS MENORES" - os sábios egípcios encerraram toda a sabedoria que tinham herdado, todos os conhecimentos que possuíam, toda a Verdade que lhes era acessível a respeito de DEUS, do UNIVERSO e do HOMEM. A estrutura fixa do sistema impediu qualquer deturpação e o Tarot, ainda hoje em dia permanece uma fonte de sabedoria para quem possui olhos para ver e ouvidos para escutar sua linguagem silenciosa".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pensamentos - Carl Gustav Jung

"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro." "Que insensato eu fui! Como me esforcei para forçar todas as coisas a harmonizarem-se com o que eu pensava que devia ser..." "Quem olha fora, sonha. Quem olha dentro, desperta." "Existem bilhões de pessoas no planeta e muitos tipos de personalidades diferentes algumas são introvertidas outras extrovertidas algumas se guiam pela lógica e outras pelos sentimentos. Em um mundo com tanta diversidade como aprendemos a lidar com os aqueles que são diferentes ? E como aprendemos a entender e aceitar quem nós somos ?" Carl Gustav Jung

Curar a ferida em primeiro lugar - Bel Cesar

"Quando somos atingidos por uma flecha, não devemos perder tempo buscando saber quem e por que nos feriu. Mas, sim, arrancar a flecha fora e cuidar, o quanto antes, da ferida. Este é o modo budista de lidar com os problemas: focamos a cura ao invés de cultivar a indignação que gera ainda mais dor. Em vez de responder aos inúmeros porquês, focamo-nos em lidar com a situação de modo a assumir o autocontrole diante de nossos problemas. Afinal, quando não podemos mudar uma situação externa, ainda assim, podemos transformar o nosso modo de encará-la."